Brascol – O segundo maior case de RFID do mundo

Empresa que aplicou RFID

 

Quem aplicou RFID? 

Brascol é uma empresa tradicional e líder em atacado de roupas do bebê ao infanto-juvenil, com presença no mercado há mais de 30 anos se localiza em uma importante região para o mercado fabril em São Paulo e também disponibiliza uma loja online para facilitar as suas compras. 

 

Sistema RFID em destaque

Veja outra de nossas aplicações (Clique Aqui)

 

Um dos grandes avanços oferecidos pela tecnologia de Identificação por Rádio Frequência (RFID) fornecidos pela iTAG Tecnologia é a precisão em que se realiza o controle de estoque. Em apenas 20 minutos é possível fazer a leitura de até 1,9 mil peças e reduzir em até 28% os gastos com a mão de obra. 

Segundo Antônio Almeida, presidente da Brascol, a tecnologia se mostrou tão eficaz que atualmente está implantada em todo gerenciamento da Brascol, desde a entrada da mercadoria, até a saída para as lojas. Toda a aplicação e confiabilidade do processo acabaram rendendo a parceria entre iTAG/Brascol o segundo maior case de RFID do mundo. 

A execução do projeto levou em conta o melhor período para obter os resultados. Em função dos volumes de produtos e alta rotatividade do estoque, os volumes de etiquetas RFID são altos e, para se viabilizar um projeto com retorno de investimento não superior a 6 ou 8 meses, este fator foi determinante. “Durante os últimos anos, ocorreu uma drástica redução dos custos das etiquetas e demais componentes RFID, o que possibilitou o investimento do cliente na solução como um todo”, diz Sérgio Gambim, CEO da iTAG. 

 

“Trata-se de um ganho de agilidade enorme que é diretamente percebido pelos clientes. Acreditamos que isso trará bem-estar e consequentemente uma fidelização de nossos clientes”, afirma Nina Kudagawa, gerente da Brascol. 
Na área de atacados, se tornou comum que os clientes façam as suas reclamações diretamente na loja. “Muitos têm hora marcada para sair com o ônibus e uma economia de tempo é sinônimo de boa prestação de serviço. Já recebemos até elogios dos clientes mais antigos que notaram a grande agilidade da expedição”, conclui Nina. 

Os principais fatores de negócios que motivaram o projeto, segundo ela, estão relacionados aos objetivos de prestação de serviços de qualidade e agilidade para proporcionar aos clientes uma experiência de compras cada vez mais eficientes, cuidando do seu bem estar. “Quando a mercadoria sai embalada, o pacote passa novamente pelo portal para ver se está tudo correto, se todos os produtos que deveriam estar dentro estão lá. Isto nos dá uma garantia de bom atendimento e para o cliente a certeza de que está levando tudo o que comprou”, completou

Ainda segundo a gerente da Brascol: “[…]Antes de conhecer a RFID nós achávamos que os produtos eram suficientes para atender os nossos clientes, nós só sabíamos a quantidade. Mas hoje sabemos se as cores disponíveis são as mais procuradas ou se estão em falta. Então, compramos as peças que mais vendem”. 

 

Todos os equipamentos são fabricados no Brasil. A integração de sistemas foi desenvolvida pela equipe também brasileira da ITAG, que adotou a API para desenvolvimento de softwares em C, .NET e Java. “A solução se destaca pela alta performance de leitura para alta densidade (grandes volumes de tags) em poucos segundos”, afirma Gambim. 

 

“O plano de implementação do RFID pareceu útil e, ainda que possuísse um custo elevado, tornou-se econômico, uma vez que apontou uma redução de 70% no tempo da movimentação da mercadoria” comenta Antônio Almeida. 

Ainda segundo ele “A iTAG me dá a garantia de que o cliente vai receber justamente aquilo que pediu, nem mais nem menos”.

Os resultados apareceram após pouco mais de um mês da implantação da ferramenta, desenvolvida pela iTAG, houve redução significativa do tempo médio de atendimento dos clientes. 

A Brascol juntamente com a iTAG (que coordena o projeto desde o princípio) trabalharam no desenho da solução, desenvolvimento e homologação de fornecedores de tecnologia, organização de processos e acordos comerciais com os fabricantes. 

Veja como funciona a tecnologia RFID

Acompanhe as nossas Redes Sociais !

LinkedIn

Instagram

Facebook

YouTube

 

Até a Próxima ! 🙂