Havan reduz tempo de inventário das lojas com RFID da iTag

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Tendo em vista as vantagens da identificação por radiofrequência (RFID) e por ser uma empresa bastante antenada com os avanços tecnológicos recentes, a varejista brasileira Havan resolveu investir em sistemas de RFID capaz de fazer da tecnologia uma ferramenta aliada ao sucesso dos seus negócios. A solução RFID da Havan foi desenvolvida internamente, dentro da própria empresa, pelo Havan Labs, com tecnologia da iTag Etiquetas Inteligentes e de outros dois fornecedores.

Alexsandro Eloi Venâncio, responsável pelo projeto na companhia de varejo e pelo Havan Labs, aponta que a companhia cortou custos para controlar 200 mil peças em estoque: o processo de cinco noites com 15 colaboradores passou a ser feito em uma hora com uma só pessoa. “Hoje, temos isso na loja de Brusque. E estamos em expansão”.

Nas primeiras medições, segundo ele, a implantação de RFID já havia mostrado o potencial de reduzir o tempo de inventário das lojas da Havan, que inicialmente fez um piloto com 15 de seus estabelecimentos comerciais. A implantação de identificação por radiofrequência levou a companhia a reduzir o tempo de contagem de Produtos de Alto Risco (PAR, como são chamados na empresa), de 4 horas para 20 minutos.

Em uma projeção de um ano, prevê Venâncio, a economia chega a 20 mil horas de trabalho, com uma redução no tempo geral de inventário da ordem de 93%. No início do projeto, quando estes números foram conseguidos pelos gestores do projeto, a companhia contava com 400 fornecedores prontos para fazer suas entregas com tags de RFID em seus produtos, o que provocou uma forte pressão nos estoques do mercado de RFID brasileiro em busca de leitores e etiquetas inteligentes, no ano passado (2019).

A companhia foi acumulando ganhos em toda a sua cadeia de distribuição com o uso de RFID, o que refletiu em maior precisão de entregas e, ainda, benefícios significativos quanto à eficiência de todos os seus processos de negócios. Na expedição, por exemplo, o carregamento manual de caminhões – que consumia 30.000 horas por ano – passou a ser concluído em 33% menos tempo. Ou seja, o processo de 3 horas consumido por um só caminhão, sem RFID, caiu para 2 horas com a tecnologia de identificação por radiofrequência.

Para Venâncio, a separação lógica dos estoques das lojas e dos depósitos foi mais um dos ganhos esperados, o que poderá permitir à empresa operar num sistema mais alinhado ao chamado omni-channel, pelo qual, não importa qual seja o canal preferido pelo consumidor, todos os produtos em estoque são passíveis de ser vendidos, sem restrições. “Com isso, houve uma redução estimada em 30% no valor dos estoques dos depósitos das lojas”, calcula o executivo. “A tecnologia oferece, ainda, a possibilidade de inventários segregados, o que levou a um aumento de 60% na viabilidade do processo relacionado ao chamado buy on-line, pickup in store (BOPIS) [ou seja, comprar online e buscar na loja física, mais uma operação típica de omni-channel]”, concluiu.

Assista ao vídeo no qual Rafael, da iTag, mostra como contar centenas de unidades de produtos em poucos segundos. Além disso, neste vídeo, ele demonstra como programar a localização de uma peça “perdida” no meio das caixas, utilizando a opção de tracking do leitor RFID.

Leia mais na matéria “Havan reduz tempo de inventário das lojas, com RFID”, do IoP Journal.

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