A iTag RFID Etiquetas Inteligentes e a empresa Printronix, de Taiwan, fornecem etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID) para marcas fabricadas na Ásia e vendidas no Brasil. Assim, as peças de vestuário podem der rastreadas desde a fabricação, em países como a China e o Vietnã, até chegarem ao Brasil e serem vendidas aos consumidores finais.
Todo o processo de escoamento das mercadorias, passando pelos portos da Ásia até a chegada no Brasil, poderá ser rastreado. Além disso, a contagem de peças no momento do desembarque dos produtos será otimizada e terá seu custo reduzido, devido ao uso da tecnologia de RFID para controle das peças fabricadas.

Sérgio Gambim, CEO da iTag, e o representante da Pritronix (dir.)
Pela parceria, será criado um birô de impressão RFID em Taiwan. As empresas iTag e Maxmill, representante da Printronix, serão responsáveis pela impressão e serialização das etiquetas RFID para produtos fabricados em outros países, por empresas que utilizam a solução RFID da iTag no Brasil.
O serviço se destina aos clientes que desejam adotar a tecnologia RFID, mas que têm parte de sua produção realizada fora do território brasileiro. A fabricação acontece sob demanda, de acordo com a necessidade do cliente, atendendo as crescentes necessidades do mercado, com economia e agilidade. As etiquetas prontas passam a ser entregues em qualquer destino de fabricação do cliente, sendo Ásia ou Europa.
O sistema RFID utiliza ondas de rádio 915 MHz e traz diversos benefícios aos negócios, como aumentar a produtividade, controlar a rastreabilidade do trajeto do item na cadeia de processos, gerir o inventário com mais facilidade, evitar extravios, reduzir o desperdício e simplificar a logística.
“A parceria da iTag com a Printronix trará tranquilidade para quem realiza operações em outro continente, porque a linha de impressora RFID T6000 já está homologada na solução da iTag, assim como toda a equipe de Taiwan foi treinada para administrar as informações recebidas do Brasil”, explica Sérgio Gambim, CEO da iTag.
Para Gambim, a parceria estratégica representa um grande passo para oferecer aos clientes iTag o controle de sua produção já na fábrica, estando etiquetadas na origem com RFID, o que deve ajudar na conferência das invoices em trânsito.
Com vários casos de sucesso no Brasil, a iTag foi pioneira no país na geração do código padrão EPC Gen2, da GS1. Há mais de 40 anos, a Printronix oferece serviços que possibilitam a aplicação de RFID. Para a iTag, a Printronix passa a ser uma parceira chave no mercado internacional.