Tecnologia RFID da iTAG aplicada na Sarah Chofakian é matéria no Portal Segs!

Sarah Chofakian adota etiquetas inteligentes iTAG para garantir sapatos únicos a suas clientes

 

A consagrada grife de sapatos femininos investe na tecnologia RFID (Identificação por Rádiofrequencia) para que cada sapato com sua assinatura seja uma peça realmente única. A tecnologia insere números serializados aos pares, o que facilita o pós-venda junto a sua exigente clientela, além de oferecer 100% de rastreabilidade e segurança na garantia.

A marca Sarah Chofakian, conceituada grife de sapatos femininos artesanais com mais de 18 anos de história no segmento de moda, inovou mais uma vez ao adotar a solução em tecnologia RFID (Identificação por Rádiofrequência) desenvolvida pela iTAG em suas peças. A partir de agora, os sapatos conhecidos por serem feitos de maneira artesanal terão números serializados que tornam cada peça única e trazem ainda mais comodidade para a cliente no pós-venda. Estes números estão gravados em uma etiqueta “inteligente” composta por antena e chip, responsável por conter e repassar as informações de cada exemplar.

Com a nova tecnologia, todos os componentes para fabricação do modelo já vem identificados com etiquetas “inteligentes”, facilitando os processos de produção e aumentando a produtividade já que evita desperdícios e oferece controle total e preciso do estoque de matérias-primas.

A nova solução facilita o pós-venda com a cliente, já que qualquer reparo ou serviço de garantia pode ser realizado com muito mais agilidade. Além disso, a tecnologia também facilita controles de processos internos, como, por exemplo, a movimentação de produtos entre as lojas, rastreando a origem e o destino de cada item, agilizando e finalizando as vendas diretas.

Para Luiz Benine, diretor administrativo e financeiro da Sarah Chofakhian, com a possibilidade de identificar cada sapato através do numero de série exclusivo, a grife implanta um controle mais rígido sobre a qualidade de seus produtos, permitindo identificar cada lote especifico. “A partir desta informação, quando um sapato apresenta qualquer tipo de defeito, estudamos a fundo o motivo e definimos qual melhoria iremos implantar no processo de produção para que possamos evitá-lo. Dessa forma, asseguramos aos clientes o funcionamento de uma política de garantia, além do benefício de adquirirem um produto que sempre investe em qualidade”, afirma o executivo.

Com uma produção de 1.600 pares/mês e cada um com seu respectivo “RG”, o processo de inventário e controle de estoque tornou-se ágil e preciso. Cada uma das lojas recebeu um leitor de mesa que monitora todas as entradas e saídas de mercadoria, tudo isso atrelado ao sistema ERP. Ou seja, assim que um par de sapato é lido, ele já recebe baixa no estoque.

No Centro de Distribuição (CD), a empresa instalou um portal para finalizar as ordens de produção de calçados que chegam das oficinas, otimizando o processo de transferência de produtos para as lojas.

A responsável pela implementação do sistema RFID na Sarah Chofakian foi a iTAG Tecnologia, empresa que é referência mundial na aplicação da tecnologia RFID. Além disso, a iTAG também desenvolveu todo o projeto e os novos processos de negócios, se responsabilizando ainda pela manutenção e suporte necessários.

Esta matéria foi escrita por Gisele em 06/09/2016 – Portal Segs.